CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

CAMPANHA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO S...

Devido ao enfrentamento da pandemia COVID-19, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Cachoeira de Pajeú/MG, por meio do CRAS, realizará a Campanha de Enfrentamento a Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes por meios de comunicação virtual.

A Campanha Faça Bonito é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A Campanha 'Faça Bonito' nasceu alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Tendo a orientação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Rede ECPAT Brasil, levando em consideração o contexto de pandemia em face do coronavírus (COVID-19) as ações da referida Campanha foram  reformuladas.

As ações se darão pelos meios de comunicação virtual, não tendo portanto, atividades de abordagem direta, eventos de conscientização, palestras, seminários presenciais, entre outras atividades que resultem em aglomeração de pessoas.

É importante salientar para a reflexão sobre crianças e adolescentes que, por permanecerem em isolamento, muitas vezes com seu abusador (no caso da violência intrafamiliar), perderam seus laços de confiança mais comuns para a efetivação da denúncia, como professoras/es, médicas/os, cuidadoras/es, entre outros. Entendemos ainda que, muitas crianças e adolescentes sem atividades rotineiras, a presença delas/es na internet se intensificará, e quando sem supervisão, tal presença pode ser prejudicada com o aumento do abuso e da exploração sexual pela internet.

Mesmo em tempo de pandemia o cuidado com vida de crianças e adolescentes não pode parar. Em caso de qualquer suspeita, denuncie!

Não desvie o olhar, fique atento, denuncie, proteja, a responsabilidade de proteger as crianças e adolescentes é de todos. Procure o concelho tutelar, Polícia Militar, CRAS ou disque 100.

Conselho Tutelar: (33)988124486

Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes!

A prefeitura Municipal de Cachoeira de Pajeú, apoia essa causa.

Vamos todos juntos, combater o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Realização: Prefeitura Municipal de Cachoeira de Pajeú/Secretaria Municipal de Assistência Social/CRAS/Conselho Tutelar e CMDCA;